Já há bastante tempo que não passo por estes lados...sinto falta!
Desde que o trabalho ocupou a maior parte dos meus dias que me sinto sem tempo para escrever, para PARAR, refletir e sentir-ME.
É curioso que durante a maior parte da nossa vida nem nos apercebemos da importância que tem a reflexão, a meditação e tudo aquilo que nos faça chegar mais perto de quem na verdade NÓS SOMOS.
Começamos essa busca assim que percebemos que algo não está completo, não está certo ou não nos faz sentir felizes ou realizados. Começamos a procurar quando ficamos sem paciência para a vida que até aqui, escolhemos racionalmente. Acontece que nem sempre o que é escolhido com a nossa mente é a melhor escolha, afinal, a mente deixa-se corromper por muitos fatores, nomeadamente, pelas OPINIÕES da família, amigos e demais pessoas do nosso círculo, pelo que é designado como sendo o SOCIALMENTE CORRETO e também pelos MEDOS que vamos sentindo ao longo da vida.
Mas afinal de contas eu pergunto...de QUEM é a responsabilidade da nossa vida e de tudo o que nela acontece? Será assim tão difícil perceber que somos NÓS, única e exclusivamente os autores e criadores de tudo o que se passa connosco? Tenho assistido todos os dias a situações de pessoas, que ao mínimo acontecimento culpam os outros, culpam as situações, vitimizam-se e deixam a vida nas mãos do DESTINO. Essas pessoas, em vez de se RESPONSABILIZAREM por si e pelas suas escolhas, preferem colocar essa responsabilidade nas mãos dos outros, pois desta forma é mais fácil ilibarem-se da culpa... mas será esse sentimento, aquele que nos LIBERTA e nos torna mais FELIZES?
Para mim ser feliz é ser LIVRE é ter a oportunidade de fazer as minhas escolhas de forma CONSCIENTE, sem me preocupar com aquilo que os OUTROS em geral vão pensar. Se todos acreditarmos e nos regermos por estas premissas, acredito que faremos as nossas melhores escolhas. Aquelas que são sentidas e não apenas pensadas, porque a mente é uma ajuda em muitos momentos, mas também é aquela que perante situações de MEDO, nos faz recuar e voltar a viver o que não queremos, apenas porque é mais cómodo.
Sair da zona de conforto custa, mas se nunca o fizermos, iremos mais tarde arrepender-nos daquilo que não foi feito e ficaremos eternamente a pensar "e se...".
Da mesma forma que é importante limpar a nossa casa, é importante limpar a nossa vida e escolher QUEM queremos que nela permaneça, COMO queremos que ela seja vivida, QUANDO devemos agir em todas as situações e COM QUE FINALIDADE.
Sermos os AUTORES da nossa vida é um privilégio que pode não durar para sempre. Que tal começarmos AGORA?
Andamos constantemente à procura de algo e a vida dá-nos essa possibilidade em cada minuto que vivemos. Quanto mais intensamente o fizermos, mais probabilidades teremos de alcançar os nossos sonhos bem como de nos sentirmos e mantermos felizes. Este blogue surge na continuação dessa minha procura por tudo aquilo que me dá prazer e me faz sorrir e da perceção de que "toda a felicidade só faz sentido quando partilhada".
domingo, 7 de setembro de 2014
domingo, 2 de março de 2014
Amizades sem cobranças...:)
Podemos definir a palavra AMIZADE de várias formas, mas no fundo o que realmente importa é o significado que lhe atribuímos <3.
A definição que para mim faz mais sentido é aquela que refere que "os amigos são a família que nós escolhemos" e isto, porque de facto muita vezes passamos mais tempo com os amigos do que com alguns familiares.
MAS SERÁ QUE TODAS AS AMIZADES SÃO IGUAIS?
Certamente que não...
Recentemente, em conversas com algumas das minhas amigas, pudemos constatar que existem vários tipos de amizades:
- Aquelas em que existe a possibilidade de estarmos juntos muitas vezes (e ainda bem!);
- Aquelas em que, apesar de estarmos juntos poucas vezes e morando praticamente na mesma cidade, sentimos que não houve alteração em relação às últimas conversas que tivemos;
- Aquelas em que existe uma distância física a separar-nos, mas mesmo assim, mantemos o contacto frequentemente;
- E aquelas em que sentimos que somos pressionados a arranjar tempo para estarmos juntos.
É certo que não existe uma fórmula para catalogar as amizades, e cada uma é ESPECIAL ao ponto de ser ÚNICA...mas na minha opinião, ser amigo, é ser livre e respeitar a liberdade do outro. Quase como numa relação a dois, em que cada um é um SER ÚNICO, com oportunidade de APRENDER e CRESCER, e quando encontra o outro, CAMINHAM JUNTOS, sem esquecer o SEU propósito de vida...
Cada dia que passa, apercebo-me de que tenho quase sempre o meu tempo todo ocupado de várias formas, seja por motivos pessoais ou profissionais, mas é certo que sempre que posso, tento ESTAR com algum dos meus amigos. Do mesmo modo, aceito perfeitamente e compreendo que eles também tenham o seu tempo ocupado e, por isso são livres para escolherem quando querem ESTAR comigo :)
Com cada um deles eu rio, partilho almoços, pipocas, gelados, lanches, jantares e cafés :), troco ideias, aprendo, ouço, percebo o que sentem, aconselho e falo sobre mim.
É com eles que mantenho VIVA uma grande parte de mim <3 e estou grata a CADA UM, pela sua presença na minha vida!!!
Tenho a felicidade de ter muitos dos meus amigos comigo, na mesma cidade e arredores, mas mesmo aqueles que estão fisicamente longe, estão sempre presentes e são sempre recordados... Quer seja em Guimarães, Viseu, Algarve ou Monção...sinto que estão sempre tão longe e tão perto!
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Liberdade de escolha...ter ou não ter?
Acabei de assistir a uma palestra do José Micard Teixeira sobre "As seis escolhas que podemos fazer para melhorar a nossa vida" e para além de ter sido uma forma de refrescar alguns conteúdos de que já tinha conhecimento, serviu também para me fazer pensar mais uma vez no propósito da vida...
Afinal de contas... O que é que cada um de nós QUER para a nossa vida? O que está disposto a FAZER por isso? QUANDO????
Tudo isto são chamadas questões "à Coach", que fazem todo o sentido. Para mudarmos as situações que nos desagradam, temos de nos comprometer connosco próprios, no sentido de agir de uma forma diferente para conseguir resultados diferentes. Caso contrário...TUDO permanecerá igual!!!
Passo a partilhar então as SEIS ESCOLHAS que devemos fazer por nós (E SEMPRE POR NÓS!!!):
1ª Escolher SER FELIZ - Para tal cabe-nos, antes de mais, definir o conceito de felicidade. Tudo o que escolhermos fazer na nossa vida TEM de ser por AMOR.
2ª Escolher SER GRATO - Deixar de dar valor ao que ainda não temos e AGRADECER tudo o que temos.
3ª Escolher SER ORGANIZADO - Implica fazer uma boa gestão do nosso tempo para que a nossa vida não seja uma confusão. Saber estabelecer prioridades e saber dizer "Não" fazem parte desta escolha.
4ª Escolher SER INOVADOR - Descobrir o que realmente gostamos de fazer e dar passos, por pequenos que sejam, no sentido de atingir os nossos objetivos.
5ª Escolher SER HONESTO - Para conseguirmos ser honestos com os outros, temos de o ser em primeiro lugar connosco próprios. É importante perceber e sentir os "sinais" que a vida nos vai dando, de que algo necessita mudar. Caso não o façamos por opção, acabaremos por fazê-lo de forma "forçada".
6ª Escolher SER SONHADOR - São os sonhos que alimentam a vida. Por muito que pareçam absurdos aos olhos dos outros, o importante é que sejam verdadeiros e façam sentido para cada um de nós. Ao negligenciarmos os nossos sonhos, estamos a "morrer" aos poucos. NINGUÉM nos pode tirar a capacidade de sonhar!
Todas estas escolhas exigem de nós muita reflexão, auto-conhecimento e sacrifício, pois a mudança é um processo contínuo e de resiliência.
Estaremos nós dispostos a sair da nossa zona de conforto e ARRISCAR? O que nos impede?
Já agora fica a questão que foi colocada na palestra e que ao ser respondida ajudará a definir o que realmente gostamos e queremos da vida:
" Se eu não tivesse medo de nada, o que é que eu faria?"
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
A vida é bela ;)
Há dias assim...há dias em que acordamos e apesar do tempo, do cansaço e de tudo o mais que possa não ser perfeito, nos sentimos especiais e com vontade de abraçar o mundo!!!
Hoje, foi um desses dias e estou IMENSAMENTE GRATA por isso...há momentos, pessoas e pequenos pormenores que não têm preço e é graças a todos eles que me sinto FELIZ!!!
Motivos para assim estar? Apenas ter o privilégio de estar rodeada de pessoas que me fazem bem: Amigos que me acordam com mensagens pela manhã e ao longo do dia, sempre com uma palavra INSPIRADORA; amigos com quem tenho oportunidade de ESTAR, nem que seja para um curto café ou conversa no banco de um shopping; colegas de trabalho que me fazem ter vontade de DAR o meu melhor; crianças que me fazem sorrir e ter vontade de SER melhor; colegas de formação que mesmo não me conhecendo bem estão sempre a dar MOTIVAÇÃO para levar os meus projetos avante; pessoas da família com quem posso PARTILHAR ideias e opiniões e com tudo isto, no fim do dia sentir-me LIVRE e cheia de ENERGIA para estar com quem QUERO estar...
Os dias não são todos iguais, e é por esse motivo que estes pequenos "milagres" devem ser vividos e apreciados intensamente, a cada minuto da nossa vida!
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Dar mais a quem mais precisa...
Finalmente iniciei mais uma etapa importante da minha vida...comecei a fazer VOLUNTARIADO!!!
Há anos que ando a dizer que gostava e que queria fazer voluntariado mas, ou porque não sabia como e onde o fazer, ou porque estava envolvida noutras atividades e projetos, acabei por nunca o ter feito, a não ser esporadicamente... Há cerca de dois meses, tive a feliz oportunidade de conhecer uma pessoa (que atualmente faz parte de muitos dos meus dias :)) e foi através dela que tive conhecimento deste projeto sério de voluntariado no qual me encontro hoje (e digo sério por se tratar de uma ONG muito organizada e credível).
Segundo esta ONG o conceito de voluntariado prende-se com o DAR O NOSSO TEMPO ao outro e não apenas materiais, alimentos e roupas de que necessitem, como habitualmente se vê noutras organizações.
Para mim, que considero ser uma privilegiada no que diz respeito a tudo o que tive e tenho, desde família, amigos, oportunidades de estudar, trabalhar, entre outras, vejo o voluntariado como uma forma de DAR ao outro aquilo que por vezes ninguém deu...TEMPO!!! Tempo para OUVIR, para ESTAR, para fazer RIR e com pequenos gestos DAR a essa pessoa UM motivo que seja de ALEGRIA nesse dia.
Ontem foi apenas o início de algo que acredito fazer a DIFERENÇA na vida de muitas pessoas...na minha já fez e sinto-me GRATA por isso!!!
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Registar momentos felizes ;)
Com a chegada de 2014 e em conversa com uma AMIGA, descobri a dificuldade que tenho em fazer um balanço no final de cada ano. Aliás, até à chegada do presente ano, nunca sequer senti necessidade de o fazer MESMO a não ser este ano, o que também me levou a pensar no porquê... :)
Como sou organizada, por norma tenho uma agenda anual que me ajuda a registar todos os compromissos importantes de cada dia e sei que, se consultasse as minhas agendas, teria lá bastante informação que me relembraria como foi o decorrer dos meus anos. Acontece que essa informação, apenas descreve situações nas quais estive presente e não as minhas sensações. Mostram aquilo que FIZ e não aquilo que SENTI.
Um ano tem 365/6 dias e o "normal" é as pessoas lembrarem aquilo que de muito BOM ou muito MAU aconteceu, resumindo o seu balanço anual a meia dúzia de dias. Não sendo eu exceção à regra, acabo também por fazê-lo.
Há uns dias atrás, ao "passear" pelo facebook, vi uma sugestão que me pareceu mesmo ideal para quem pretende registar os seus MOMENTOS DE FELICIDADE e resolvi adotá-la!
Consiste em algo tão simples como, todos os dias, antes de dormir, registar num pequeno pedaço de papel uma frase sobre um aspeto do dia que me tenha feito SENTIR FELIZ e colocá-lo enrolado dentro de uma caixa, frasco ou afim.
E voilá...! No final do ano, como os aspetos negativos por si só já têm força suficiente para surgir, durante o balanço só precisamos ler os nossos "pequenos momentos de felicidade" para chegar à confirmação de que a felicidade não é a META mas sim o CAMINHO... e que este se constrói com pequenos GESTOS, MOMENTOS e SENTIMENTOS :)
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
O nascimento dos 6 Sentidos :)
A ideia de ter um blogue já existe dentro de mim há algum tempo, mas por vários motivos pessoais e profissionais, esta foi sendo sempre adiada, o que me relembra a questão de, durante toda a nossa vida, termos uma tendência enorme para ADIAR tudo aquilo que achamos que não é prioritário. Mas será que esta opção de procrastinação, que nos persegue a todos vezes sem conta, nos é benéfica? Afinal de contas, estamos a falar de hobbies, de motivação, de entusiasmo, i.e. de tudo aquilo que necessitamos para começar a fazer o que gostamos e aumentarmos o nosso grau de FELICIDADE. Existirá algo mais IMPORTANTE que isso???
E foi precisamente por achar que a vida é curta demais, para continuar a adiar as vivências, as experiências e tudo aquilo que de bom transportamos dentro de nós, que decidi que o dia de nascimento deste blogue não seria nenhum outro senão HOJE!
O que pretendo escrever aqui???? De tudo um pouco... Inicialmente tencionava escrever sobre viagens (que é algo que ADORO fazer), mas como há tantas outras coisas que me inspiram, achei que deveria contemplar uma a uma, até porque a vida é feita de um TODO <3.
E foi precisamente por achar que a vida é curta demais, para continuar a adiar as vivências, as experiências e tudo aquilo que de bom transportamos dentro de nós, que decidi que o dia de nascimento deste blogue não seria nenhum outro senão HOJE!
O que pretendo escrever aqui???? De tudo um pouco... Inicialmente tencionava escrever sobre viagens (que é algo que ADORO fazer), mas como há tantas outras coisas que me inspiram, achei que deveria contemplar uma a uma, até porque a vida é feita de um TODO <3.
Subscrever:
Mensagens (Atom)