domingo, 7 de setembro de 2014

Passos para a liberdade

Já há bastante tempo que não passo por estes lados...sinto falta!
Desde que o trabalho ocupou a maior parte dos meus dias que me sinto sem tempo para escrever, para PARAR, refletir e sentir-ME.

É curioso que durante a maior parte da nossa vida nem nos apercebemos da importância que tem a reflexão, a meditação e tudo aquilo que nos faça chegar mais perto de quem na verdade NÓS SOMOS

Começamos essa busca assim que percebemos que algo não está completo, não está certo ou não nos faz sentir felizes ou realizados. Começamos a procurar quando ficamos sem paciência para a vida que até aqui, escolhemos racionalmente. Acontece que nem sempre o que é escolhido com a nossa mente é a melhor escolha, afinal, a mente deixa-se corromper por muitos fatores, nomeadamente, pelas OPINIÕES da família, amigos e demais pessoas do nosso círculo, pelo que é designado como sendo o SOCIALMENTE CORRETO e também pelos MEDOS que vamos sentindo ao longo da vida. 



Mas afinal de contas eu pergunto...de QUEM é a responsabilidade da nossa vida e de tudo o que nela acontece? Será assim tão difícil perceber que somos NÓS, única e exclusivamente os autores e criadores de tudo o que se passa connosco? Tenho assistido todos os dias a situações de pessoas, que ao mínimo acontecimento culpam os outros, culpam as situações, vitimizam-se e deixam a vida nas mãos do DESTINO. Essas pessoas, em vez de se RESPONSABILIZAREM por si e pelas suas escolhas, preferem colocar essa responsabilidade nas mãos dos outros, pois desta forma é mais fácil ilibarem-se da culpa... mas será esse sentimento, aquele que nos LIBERTA e nos torna mais FELIZES?

Para mim ser feliz é ser LIVRE é ter a oportunidade de fazer as minhas escolhas de forma CONSCIENTE, sem me preocupar com aquilo que os OUTROS em geral vão pensar. Se todos acreditarmos e nos regermos por estas premissas, acredito que faremos as nossas melhores escolhas. Aquelas que são sentidas e não apenas pensadas, porque a mente é uma ajuda em muitos momentos, mas também é aquela que perante situações de MEDO, nos faz recuar e voltar a viver o que não queremos, apenas porque é mais cómodo.

Sair da zona de conforto custa, mas se nunca o fizermos, iremos mais tarde arrepender-nos daquilo que não foi feito e ficaremos eternamente a pensar "e se...". 

Da mesma forma que é importante limpar a nossa casa, é importante limpar a nossa vida e escolher QUEM queremos que nela permaneça, COMO queremos que ela seja vivida, QUANDO devemos agir em todas as situações e COM QUE FINALIDADE

Sermos os AUTORES da nossa vida é um privilégio que pode não durar para sempre. Que tal começarmos AGORA?




Sem comentários:

Enviar um comentário