sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Liberdade de escolha...ter ou não ter?



Acabei de assistir a uma palestra do José Micard Teixeira sobre "As seis escolhas que podemos fazer para melhorar a nossa vida" e para além de ter sido uma forma de refrescar alguns conteúdos de que já tinha conhecimento, serviu também para me fazer pensar mais uma vez no propósito da vida...

Afinal de contas... O que é que cada um de nós QUER para a nossa vida? O que está disposto a FAZER por isso? QUANDO????

Tudo isto são chamadas questões "à Coach", que fazem todo o sentido. Para mudarmos as situações que nos desagradam, temos de nos comprometer connosco próprios, no sentido de agir de uma forma diferente para conseguir resultados diferentes. Caso contrário...TUDO permanecerá igual!!!




Passo a partilhar então as SEIS ESCOLHAS que devemos fazer por nós (E SEMPRE POR NÓS!!!):


1ª Escolher SER FELIZ -  Para tal cabe-nos, antes de mais, definir o conceito de felicidade. Tudo o que escolhermos fazer na nossa vida TEM de ser por AMOR. 

2ª Escolher SER GRATO - Deixar de dar valor ao que ainda não temos e AGRADECER tudo o que temos. 

3ª Escolher SER ORGANIZADO - Implica fazer uma boa gestão do nosso tempo para que a nossa vida não seja uma confusão. Saber estabelecer prioridades e saber dizer "Não" fazem parte desta escolha.

4ª Escolher SER INOVADOR -  Descobrir o que realmente gostamos de fazer e dar passos, por pequenos que sejam, no sentido de atingir os nossos objetivos.

5ª Escolher SER HONESTO - Para conseguirmos ser honestos com os outros, temos de o ser em primeiro lugar connosco próprios. É importante perceber e sentir os "sinais" que a vida nos vai dando, de que algo necessita mudar. Caso não o façamos por opção, acabaremos por fazê-lo de forma "forçada".

6ª Escolher SER SONHADOR - São os sonhos que alimentam a vida. Por muito que pareçam absurdos aos olhos dos outros, o importante é que sejam verdadeiros e façam sentido para cada um de nós. Ao negligenciarmos os nossos sonhos, estamos a "morrer" aos poucos. NINGUÉM nos pode tirar a capacidade de sonhar!


Todas estas escolhas exigem de nós muita reflexão, auto-conhecimento e sacrifício, pois a mudança é um processo contínuo e de resiliência. 

Estaremos nós dispostos a sair da nossa zona de conforto e ARRISCAR? O que nos impede?



Já agora fica a questão que foi colocada na palestra e que ao ser respondida ajudará a definir o que realmente gostamos e queremos da vida:

  " Se eu não tivesse medo de nada, o que é que eu faria?"




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A vida é bela ;)

Há dias assim...há dias em que acordamos e apesar do tempo, do cansaço e de tudo o mais que possa não ser perfeito, nos sentimos especiais e com vontade de abraçar o mundo!!!


Hoje, foi um desses dias e estou IMENSAMENTE GRATA por isso...há momentos, pessoas e pequenos pormenores que não têm preço e é graças a todos eles que me sinto FELIZ!!!


Motivos para assim estar? Apenas ter o privilégio de estar rodeada de pessoas que me fazem bem: Amigos que me acordam com mensagens pela manhã e ao longo do dia, sempre com uma palavra INSPIRADORA; amigos com quem tenho oportunidade de ESTAR, nem que seja para um curto café ou conversa no banco de um shopping; colegas de trabalho que me fazem ter vontade de DAR o meu melhor; crianças que me fazem sorrir e ter vontade de SER melhor; colegas de formação que mesmo não me conhecendo bem estão sempre a dar MOTIVAÇÃO para levar os meus projetos avante; pessoas da família com quem posso PARTILHAR ideias e opiniões e com tudo isto, no fim do dia sentir-me LIVRE e cheia de ENERGIA para estar com quem QUERO estar...

Os dias não são todos iguais, e é por esse motivo que estes pequenos "milagres" devem ser vividos e apreciados intensamente, a cada minuto da nossa vida!